NOTÍCIAS

PROFISSIONAIS DE VILA LÂNGARO PARTICIPAM DE ENCONTRO SOBRE INFÂNCIA EM PASSO FUNDO

Publicado em 04/12/2017, Por Comunicação comunicacao.pmvl@gmail.com

Aconteceu na sexta-feira dia 24 de novembro, mais um encontro DM na Sala de aula, que é uma parceria entre o Projeto – Associação Científica de Psicanálise e o Jornal Diário da Manhã, e neste dia foi realizada a atividade “Trabalhando Psicanálise e Neurociências” Investimento na prevenção primária em Saúde.

Participam da atividade as Profissionais do Município: a Fonoaudióloga Letícia Mazaro, a Psicóloga Daniela Dametto, e as Visitadoras do PIM (Primeira Infância Melhor) Janice Giotti Aimi, Elidiane Savaris e Elenara Danelli.

No encontro foi debatido o quanto é importante dar lugar a subjetividade da criança, antes de enquadra-la num diagnóstico. Estas são preocupações muito atuais e os profissionais que trabalham com crianças tanto na Educação quanto na Saúde precisam se posicionar frente ao que acontece, sendo este nosso compromisso com a infância. É necessário questionar o porquê se transforma o sofrimento e as dificuldades de uma criança em um transtorno mental? E quando se reduz um distúrbio psíquico a uma anomalia do funcionamento neuronal, dizendo que é somente o biológico que não vai bem. Deixando de lado a compreensão de tudo que se passa dentro do ser humano, nas relações consigo mesmo, nas intrafamiliares e sociais. Neste encontro foi realizado uma aproximação colaborativa, tal como refere o neurobiólogo Eric Kandel, entre as neurociências e a Psicanálise, através dos estudos da neuroplasticidade e da epigenética, e da intersubjetividade.

Segundo as profissionais, é muito importante participar de encontros como este do DM na Sala De Aula, pois são atividades que oferecem conhecimentos atualizados sobre a infância e dão sustento ao trabalho com as crianças.

 
Página Inicial | Ver mais notícias | Imprimir esta notícia