Conselheiros tutelares de Vila Lângaro são empossados

Publicado em 16/01/2020, Por Assessoria de Imprensa - Link da publicação: https://www.vilalangaro.rs.gov.br/noticias_ver.php?id_noticia=3257

Na última sexta-feira (10), os novos conselheiros tutelares de Vila Lângaro foram empossados em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores. Os conselheiros foram escolhidos através do Processo eleitoral do dia 06 de outubro de 2019, sendo que havia 05 vagas titulares, por ordem de classificação respectivamente elegeram-se: Luciana Denardi Costella, Claudia Rovani Parizotto, Luana Biasotto Rebeschini, Emanuelli Della Vecchia e Gledson Luiz Zanchetta. Os conselheiros suplentes são: Catia Dalmina, Janice Maria Giotti Aimi, Realda Savaris e Joelma Schmitz Teixeira. Os novos conselheiros exercerão as suas funções até 2024.

Qual o papel do Conselheiro Tutelar:

Atende solicitações feitas por crianças, adolescentes, famílias, cidadãos e comunidade quanto a violação de direitos. Exerce as funções de requisitar serviços públicos e representar junto a autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações, aconselhar e encaminhar. Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso. Contribui para o planejamento e a formulação de políticas e planos municipais de atendimento à criança, ao adolescente e às suas famílias.

O trabalho já começou para os novos conselheiros, nesta semana durante os dias 14 e 15, ocorreu em Sananduva, junto a Casa de Cultura Ilário Copatti, um curso de capacitação organizado pelo Conselho de Assistência Regional da Amunor – Congemas, que envolve 19 municípios da região. Certa de duzentas pessoas acompanharam as palestras e a capacitação.