Curso de pintura em tela no espaço VILARTECurso de pintura em tela no espaço VILARTE
01/11/2012 Assessoria de Imprensa
Um grupo de mulheres e moças de Vila Lângaro concluiu, no dia 26 de outubro, o curso de Pintura Acrílica sobre Tela. A iniciativa foi da artesã Maura Secco, de Colônia Nova, que convidou as amigas e vizinhas para realizarem este curso. A organização do mesmo ficou sob a responsabilidade da extensionista de Bem Estar Social da Emater/RS-Ascar, Profª Maria Arlete Kayser dos Santos e da coordenadora do Grupo de Artesãs de Vila Lângaro – VILARTE, Marilene Stefini. As aulas que tiveram início em 28 de setembro aconteceram às sextas-feiras e foram ministradas pela Profª Cíntia G. Zandoná, do Só Arte Atelier, de Passo Fundo. O investimento de cada cursista girou em torno de R$ 220,00 que reverteu em duas a três telas prontas ao custo, no mínimo, o dobro do que foi gasto. Para o grupo, o objetivo de aprender uma arte que possibilitasse a decoração do lar, a diversidade para presentear familiares e amigos e também como mais uma fonte de renda, foi plenamente alcançado. Cíntia realizou um trabalho com bastante profissionalismo, ética e dedicação, tendo sido convidada a ministrar outras aulas de artes em Vila Lângaro. As participantes, nessa 1ª edição do curso foram: Maura Aparecida Secco, Luciani Secco Dalri, Gessi da Silva, Flávia de Oliveira Milani, Marileide Caumo Bedendo, Roberta Negri Lângaro, Joelma Teixeira, Clarice Seidler Fortunato, Marilene Fortunato Stefini e Eneide Terezinha Melara Negri. No encerramento do curso, todas receberam um certificado e foi realizada a exposição dos trabalhos do grupo, no Complexo Esportivo Municipal, destacando-se as telas com desenho abstrato, as com flores e as de paisagens. A Eneide, além da pintura em tela, desenvolveu a arte da confecção de uma mandala.
Efetivamente, o Espaço VILARTE está inaugurado a partir desse curso de Pintura em Tela. A sala tem espaço para reunir de seis a dez artesãs e estará sendo ocupada sempre que os grupos de mulheres e moças solicitarem a realização de cursos e oficinas de artesanatos.
Em dezembro, será realizada outra exposição, aberta às escolas e ao público em geral, para valorização dos talentos artísticos do nosso município.