Início do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Vila LângaroInício do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa em Vila Lângaro
08/02/2013 Assessoria de Imprensa
Os educadores estão sempre investindo na melhor forma de trocar saberes com os educando no intuito de poder agir e interagir no meio onde estão inseridos. A vontade de todos é que 100% das crianças estejam plenamente alfabetizadas até os 08 anos de idade, isso quer dizer não apenas saber ler e escrever, mas também de saber interpretar textos e fazer contas. Para que isso aconteça, o trabalho vai além do esforço e dedicação do professor. Com este pensar foi criado o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) entre sociedade, família, escola e governantes.
Vila Lângaro abraçou esta causa e para tanto, a professora tutora do Pró-Letramento em Alfabetização na Área da Linguagem, Helena Rosane Langaro Bedendo, é a orientadora do curso de Formação Continuada aos professores da rede municipal de ensino, supervisionada pela professora Marileide Caumo Bedendo. O início do referido pacto no município aconteceu entre os dias 04 e 06 de fevereiro, com encontros na Escola Municipal José Bonifácio de São Roque, Câmara Municipal de Vereadores e no Departamento de Assistência Social. “Podemos nos orgulhar do grupo de docente que temos. São pessoas que buscam informações para tornar suas aulas mais significantes”, comentou Helena. Ela não tem dúvidas, que desde a formação do Pró-Letramento já houve uma grande mudança nas escolas, em relação ao aprendizado. “Este terá um avanço ainda maior agora, pois a educação será voltada ao campo, onde queremos resgatar aquilo que realmente é significante para a comunidade escolar. Assim falaremos as mesmas linguagens, tanto no campo científico bem como experiências de vida”, conclui Helena.