Notícias Voltar

Secretaria Municipal da Saúde realiza VI ConferênciaSecretaria Municipal da Saúde realiza VI Conferência

08/07/2013 Assessoria de Imprensa

A 6ª Conferência Municipal da Saúde do município de Vila Lângaro, que teve com tema “A Atenção Básica”, foi realizada no dia 04 de julho, no Ginásio Poliesportivo Arcenio Angelo Biazotto.
A referida conferência teve como finalidades: avaliar a gestão pública da saúde do município; medir a atuação do Conselho Municipal de Saúde como instrumento de controle das ações de saúde em Vila Lângaro; estabelecer critérios para consolidar o Sistema Único de Saúde – SUS e garantir saúde pública com qualidade; definir diretrizes que garantam o efetivo controle social e uma gestão pública com propriedade e orientar as normas da política de saúde no âmbito municipal.
O evento, que foi coordenado pela enfermeira Patrícia Stefini, iniciou com o pronunciamento do vice-prefeito e secretário da Saúde Anildo Costella e do presidente do Conselho Municipal da Saúde Aniba Jorge da Silva. Contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas, dentre elas a primeira dama Divani Terezinha Brotto Milani, secretária de Assistência Social Ilizabett Webber, secretária da Educação Jaqueline Aparecida Seidler, vereadores: Antonio Danelli, Arno Dal Magro, Claudimar Jacob Mascarello, Fátima Della Vechia, Jurandi Brasaga, Realdo Savaris e Sidnéia Biasotto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rosa Favaretto, diretora das escolas: Rafael Pinto Bandeira, José Bonifácio e Marquês de Maricá, Sidéli Regina Cechetti Girardi, Marileide Caumo Bedendo e Berenice Costella Fortunato, respectivamente, profissionais da área da Saúde e de Assistência Social, agentes comunitários de Saúde, conselheiros tutelares, servidores municipais, componentes do grupo “Participar é Viver” da 3ª idade, grupo “Gota de Amor” e usuários do SUS.
A enfermeira Francine de Lima fez a leitura do regimento interno da conferência e o grupo “Gota de Amor”, formado por Pessoas com Deficiências, coordenado pela monitora Silvania Margarete Limberguer Rovani, fez a coreografia da música “Faz um milagre em mim” de Regis Danese.
Na sequência o palestrante Jorge Alfredo Gimenez, educador do CEAP – Centro de Educação e Assessoramento Popular, formado em filosofia e pós-graduado em Direitos Humanos, abordou sobre o tema: Atenção Básica. Jorge explicou o que é o SUS dizendo que ele é nosso, porque nós o conquistamos em 1988, porque cuida de nós, porque saúde é direito do ser humano. É único e engloba três entes da Federação: municípios, estados e União. O SUS deveria cuidar de nós com atenção básica, com média e alta complexidade. Falou ainda da Estratégia Saúde da Família e dos cuidados primários como forma de prevenção.
Ao término da explanação foram organizados grupos de dez pessoas para avaliação e elaboração de propostas para formar o Plano Plurianual da Saúde (2014 a 2017). A enfermeira Patrícia leu as indicações feitas pelos grupos.
Ao final teve um coquetel de confraternização.




Compartilhar:
| WhatsApp