Jacaré é capturado em Vila LângaroJacaré é capturado em Vila Lângaro
09/04/2014 Assessoria de Imprensa
Na propriedade do Senhor Heitor Azeredo, que reside em Colônia Nova, interior do município de Vila Lângaro, apareceu a mais ou menos um mês, em seu pequeno açude um jacaré.
Seu Heitor entrou em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, que é um órgão federal responsável pelo meio ambiente, para que viessem capturar o animal.
Na tarde do dia 08 de abril, uma equipe do instituto se deslocou para apanhar o jacaré. Com a presença de muita gente e o açude com muita lama, foi difícil a tarefa, tanto que populares se propuseram em ajudar, mesmo assim a operação foi demorada, a ponto de muitos acreditarem que ali não havia jacaré nenhum. Mas por volta das 17 horas a equipe de resgate, apanhou o bicho.
O chefe do IBAMA Passo Fundo, Flabeano Castro, explicou que trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo, fêmea, uma espécie pequena que mede em média de 1,5 m e 2,5 m, e que não ataca os seres humanos.
O animal, depois de sedado, foi encaminhado ao hospital veterinário da UPF, para averiguação de seu estado de saúde, e posteriormente será solto em uma área distante da população e que ofereça todos os recursos para que ele viva com saúde.
O jacaré-de-papo-amarelo é típico da América do Sul. Esta espécie habita as florestas tropicais, preferindo áreas de baixada, em lagoas, lagos e rios. É um animal carnívoro que vive aproximadamente cinquenta anos. São conhecidos por este nome, pois, durante a fase do acasalamento, costumam ficar com a área do papo amarelada. Caracterizam-se por possuírem uma mordida forte, podendo partir o casco de uma tartaruga com extrema facilidade. Alimentam-se de crustáceos e pequenos mamíferos; eventualmente os exemplares maiores podem atacar presas maiores.
O fato chamou atenção da imprensa. Estiveram presentes a RBS TV Passo Fundo, TV Pampa, Rádio Tapejara AM, e Ativa FM de Vila Lângaro.
Tapejara é conhecida como a terra da onça, agora Vila Lângaro foi batizada a terra do jacaré.