Gaiteiros de Vila Lângaro participam do VIII GaitaçoGaiteiros de Vila Lângaro participam do VIII Gaitaço
16/04/2014 Assessoria de Imprensa
Nos dias 11, 12 e 13 de abril, aconteceu na cidade de Almirante Tamandaré do Sul a VI Expo Tamandaré e a III Mostra de Terneiras. No domingo (13), realizou-se, pela parte da tarde, o VIII Gaitaço, com a participação de 868 gaiteiros e gaiteiras de várias regiões do Brasil, dentre eles crianças, jovens, adultos e a velha guarda.
Nesta grande integração, houve a participação em família, como por exemplo, de seu Pedro Martins (64) de Lagoa Vermelha, que teve a companhia de seus netos Tais Martins (09 anos), Ingrit Martins Ueler (11 anos) e Uriel Martins Ueler (02 anos), sendo os dois últimos, irmãos.
Os irmãos gêmeos Bruno e Lucas Schüssler (04 anos), de Almirante Tamandaré do Sul, se apresentaram junto com o amiguinho da dupla, Willian Fetter (04 anos), da mesma cidade.
Juliana Lewe Müller (10 anos), de Saldanha Marinho, deu show com sua gaita. Outra atração foi Gabriel Luis Ribeiro Kossmamm (03 anos), de Santo Antônio do Planalto, que antes do gaitaço, já estava com sua gaitinha cantarolando pelos bastidores.
Muitas outras crianças participaram, sendo convidadas a ficarem em frente ao palco. Igor, mascote do gaitaço teve o privilégio de subir ao palco.
De Vila Lângaro participaram Andreas Alfredo Hauck, Arno Dal Magro, Celso dos Santos, Ronaldo Cechetti, Vilson Costella, Vilson Dal Magro e Waldemar Mello. Foram com eles os gaiteiros de Água Santa Jose Belegante e Maximino Belegante.
Ao todo foram interpretadas 10 músicas: “De chão batido” (vaneira) do Grupo Renascença; “Baile da Mariquinha” (xote) de Os Serranos; “Va embora tristeza” (chamamé) de José Mendes; “Pra bailar de cola atada” (vaneira) de Cesar Oliveira e Rogerio Mello; “Morena luxuosa” (valsa) de Porca Veia; “Vamo rapaziada” (vaneira) Grupo Minuano; “To voltando pra ficar” (vaneira) do Tchê Garotos; “O vento” (chamamé) de Os Monarcas; “Vai que vai” (vaneira) de Os Monarcas; e “Querência Amada” (xote) de Teixeirinha, sendo esta com acompanhamento especial de Renato Borghetti. Após o gaitaço, Borghettinho fez um excelente show.
Foram sorteadas duas gaitas doadas pelos deputados Gilmar Sossella e Vilson Covatti.
Os gaiteiros ganharam o almoço, um adesivo para por em suas gaitas e um certificado.
O evento contou com a participação de várias autoridades, dentre eles o prefeito anfitrião Ironi José Sebben, coordenador do 8º gaitaço Antonio Sergio M. de Oliveira (Sergião), presidente da Associação dos Servidores Municipais de Almirante Tamandaré do Sul – ASEMATS Kênia Fengler, soberanas locais: rainha Bianca Griebeler, 1ª princesa Ernestina Rita Meira Engel e 2ª princesa Keterin Schverz, além de vários deputados federais e estaduais, secretários e vereadores.
Vários órgãos de imprensa fizeram a cobertura.