Notícias Voltar

Composta a cédula da Participação Popular e CidadãComposta a cédula da Participação Popular e Cidadã

13/05/2014 Assessoria de Imprensa

No dia 08 de maio, reuniram-se na Casa de Cultura, em Sananduva, os conselheiros do COREDE Nordeste e os delegados eleitos nas Assembleias Municipais, para discutirem sobre os projetos que irão compor a cédula de votação que acontecerá no início do mês de junho.
A reunião foi coordenada pelo presidente do COREDE, Ilton Nunes e pelo coordenador regional do processo de participação popular da SEPLAG Daltro Beltrame, com o apoio da assessora de planejamento da Secretaria Estadual do Planejamento – SEPLAG, Angela Baroni.
Na abertura fez uso da palavra o coordenador da macrorregião do Processo de Participação Popular e Cidadã Rene Cecconello. No final o prefeito de Ibiaçá e presidente da AMUNOR Ulisses Cechin também fez uso da palavra.
Primeiramente foram escolhidas as demandas municipais. Na área Cultura e Inclusão Digital: Apoio a eventos Culturais e Implementação de pontos de Cultura; Na área Desenvolvimento Rural: Apoio ao Desenvolvimento do Leite Gaúcho e da Pecuária Familiar e Regionalização do Abastecimento; Na área da Saúde: Fortalecimento da infraestrutura do Sistema Único de SAÚDE - SUS: aquisição de veículos Estratégia Saúde da Família - ESF, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde - UBS e Hospitais. Construção/Ampliação/Reforma de Hospitais; Construção/ampliação de UBS, e Fortalecimento da infra infraestrutura do SUS: Aquisição de módulos sanitários; Na área Segurança Pública e Defesa Civil: Realização das Funções de Polícia Ostensiva, Polícia Judiciária e Busca e Salvamento contemplando: Brigada Militar (R$ 240.000,00) 04 Viaturas leves para aos municípios de Cacique Doble, Ibiaçá, Barracão e Maximiliano de Almeida, Policia Civil (R$ 210.000,00): 1 PICKUP para DPR de Lagoa Vermelha; 1 viatura leve para DP de Tapejara e 2 kits informática para as DPs de Sananduva e Barracão, e Bombeiros de Lagoa Vermelha – 01 viatura leve, e Projeto de Prevenção Social a violência; Na área Meio Ambiente e Recursos Hídricos: Implementação de Planos, programas e projetos ambientais - Fortalecimento dos Departamentos Municipais de meio Ambiente e equipe técnica com veículo, notebooks, Câmaras Digitais, GPS, Trenas, Decibelimetros, Livros, e Implementação de Planos, programas e projetos ambientais - Projeto de recuperação de mananciais hídricos; Na área Esporte, Lazer e Turismo: Desenvolver ações de promoção a saúde, recreação e lazer, e Realizar competições e eventos de inclusão social e incentivo ao esporte; e Na área Educação Superior: Estruturação Física, adequação patrimonial e administrativa das instalações da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS: melhoria da infraestrutura predial, e Apoio a projetos com foco no desenvolvimento Regional através da aquisição de mobiliário, equipamentos e custeio.
Posteriormente elegeram-se as demandas regionais. Desenvolvimento rural: Apoio à cadeia produtiva do leite; Saúde: Fortalecimento da infraestrutura do SUS Apoio aos hospitais Microrregionais; Segurança Pública e Defesa Civil: Programa de vídeo-monitoramento regional; Habitação, Desenvolvimento Urbano e Saneamento: Abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto; e Infraestrutura e Logística: Construção de rodovias (Ligação Regional) = Ibiraiaras a Nova Araçá; Maximiliano de Almeida a Pinhalzinho.
Nos próximos dias o COREDE Nordeste enviará essas definições ao Governo do Estado para homologação e, a partir de então, os municípios estarão autorizados a iniciar a divulgação e solicitação de apoio por parte da população.
A consulta popular acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de junho, em todo o território do Rio Grande do Sul e poderão votar todos os eleitores, sendo somente no dia 04 a votação nas urnas. Os eleitores poderão votar via internet durante os três dias.
De Vila Lângaro, participaram o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento - COMUDE Giovani Sachetti, presidente da Câmara Municipal de Vereadores Antônio Danelli e os delegados eleitos na assembleia municipal: comandante da Brigada Militar de Vila Lângaro, sargento João Batista Rodrigues Paixão, vereador Arno Dal Magro e o secretário de Esportes Edilson Bertoglio Schultz.




Compartilhar:
| WhatsApp