Notícias Voltar

Peões e prendas do CTG Gentil Boeira participam de concursoPeões e prendas do CTG Gentil Boeira participam de concurso

15/07/2014 Assessoria de Imprensa

A Sétima Região Tradicionalista está realizando o concurso de peões e prendas nos CTGs que fazem parte desta entidade.
O CTG Gentil Boeira de Vila Lângaro foi o segundo a realizar as provas. A primeira prova foi no dia 12 de julho, no Felipe Portinho de Marau.
E evento para os vila-langarenses aconteceu no domingo (13/07), no próprio CTG. Os participantes tiveram provas escrita de conhecimentos gerais do RS, artísticas de declamação, danças de salão e tradicionalista, comunicação oral, caracteres pessoais, e vivência tradicionalista. As prendas apresentaram mostras folclóricas e para os peões foi incluída a prova campeira.
As provas foram divididas por categoria. No concurso das prendas participaram na categoria Boneca de Galpão, Jéssica Costella; Pré-mirim, Maria Luísa Costella; Mirim, Jaqueline Costella e Rafaela Schmitz Teixeira; Juvenil, Laura Langaro, Lavínia Parizotto e Maria Grabriela Rovani; e Adulta Monica Giotti. Para peões na categoria Piazito concorreram Gabriel Schmitz Teixeira e Vilian Parizotto; Piá, Uigor Silva de Oliveira; Guri, Ronaldo Pinto Cechetti; e Peão, Arthur Fortunato.
Por parte do CTG, o concurso foi organizado por Mariza Pinto Cechetti e Eneide Terezinha Melara Negri que fazem parte do Departamento Cultural e Artístico. Da 7ª Região Tradicionalista se fez presente a diretora de Cultura Luiza Salete Picoli Monteiro e a comissão avaliadora composta por Clair Gai Freitas, Amaurides Monteiro e Leonel Castellani. Na abertura oficial fizeram uso da palavra Vilson Arcari representante do CTG, Joel Almeida Teixeira, representando no ato o prefeito municipal e a diretora de Cultura da 7ª região Luiza Monteiro.
Luiza explicou que “a prenda e o peão, são pessoas que se dedicam aos estudos. Nós realizamos o trabalho na entidade em fases, os primeiros irão disputar os cargos de primeiros da região e posteriormente eles participarão do concurso em nível de Estado”. Ela também disse: “A função dos peões não é só dançar. Eles têm que saber muito do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Aqueles que assumirem terão a função de ir em busca de mais jovens que queiram participar no CTG e aprender algumas oficinas.”
As provas tiveram início pela parte da manhã e se estenderam até à tarde. Familiares e amigos, atentos, assistiram. O resultado sairá nos próximos dias.




Compartilhar:
| WhatsApp