Componentes do Grupo gota de Amor praticam equoterapia Componentes do Grupo gota de Amor praticam equoterapia
08/11/2016 Assessoria de Imprensa
Há 03 anos, o Grupo Gota de Amor de Vila Lângaro, vem participando de uma atividade um pouco diferente, chamada Equoterapia. Esta prática é um tratamento onde o cavalo é usado como catalisador, ou seja, todo o movimento do animal, durante a sua marcha, é transmitida via medula espinhal até o sistema nervoso central, estimulando assim o praticante que estiver montado no cavalo.
A equoterapia e um método terapêutico, que vem abrindo caminhos e descobertas como uma forma de terapia eficiente, a qual propicia o desenvolvimento biopsicossocial do praticante em uma abordagem interdisciplinar. Para a prática se faz necessário profissionais das áreas da saúde, educação e equitação.
O grupo é formado por 07 alunos e a equipe responsável pela prática da equoterapia é composta pela fisioterapeuta Fernanda Secco, fonoaudióloga Diana Puerari e o psicólogo Douglas Biazotto. A equipe também conta com a colaboração da monitora Simone Olibone e o motorista Rudimar Guelen, bem como dos bolsistas do Instituto Federal de Sertão, onde a prática é realizada quinzenalmente.
As profissionais Fernanda Secco e Diana Puerari estiveram participando no mês de setembro do 1º curso básico de equoterapia ministrado pela ANDE BRASIL para ampliar conhecimentos visando o bom andamento desta atividade.
Na última atividade realizada em 31 de outubro, no Centro de Equoterapia do Cavalo Crioulo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Sertão, acompanhados pelo estagiário Mauricio dos Santos, que cursa Gestão Ambiental, os alunos Giovani e Carlos andaram nos cavalos, Tordilho e Bier, respectivamente. Mauricio no cavalo Iguaçu. Os demais componentes com instruções da Fernanda, Diana e auxílio da Simone, andaram no Profeta.