As árvores são indispensáveis na natureza e desempenham um papel muito importante na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente.
Entre os benefícios podemos citar o bem-estar psicológico, efeito estético, proporciona sombra para os pedestres e veículos, serve como proteção contra o vento, ajuda a diminuir a poluição sonora, redução do impacto da água e da chuva, além de auxiliar no controle da temperatura e na preservação da fauna silvestre.
Após realizar estudos e feito o planejamento da arborização pela Arquiteta Urbanista Paula Elisabete Panisson, as espécies escolhidas e plantadas na nossa cidade, são Canelinha, Acacia Mimosa, Quaresmeira, Pata de Vaca, Chorão Salso, Flamboyant, Sibipiruna, Jacarandá, Ipê Amarelo, Ipê Roxo, sendo as árvores plantadas nos passeios de porte pequeno e médio e em alguns outros espaços onde teria a disponibilidade de mais espaço foram plantadas árvores de grande porte.
Para determinar a escolha das espécies, foram levados em conta alguns fatores como a localização onde seriam plantadas, o espaço, largura do passeio, porte final da árvore quando adulta. É importante levar em conta o tipo de folhagem, escolha da floração, a atração de pássaros e animais para que a espécie de atenda não apenas às questões técnicas, mas também aos valores estéticos e de vida.
Periodicamente são feitas as podas de condução desta planta, para proporcionar uma altura de tronco e estrutura de ramos adequados. Se a poda de formação é realizada corretamente possibilitará a copa dispor de harmonia, distribuição equilibrada, bem como arejamento e iluminação adequados.