O município de Vila Lângaro, segundo estimativa do Governo Federal, irá receber em 2023, uma complementação no valor de R$ 39 mil reais, do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação).
As receitas de complementação do Fundeb que serão repassadas ao município, estão presentes em duas categorias: VATT (Valor Aluno Total) e VAAR (Valor Aluno por resultados). A primeira, refere-se a soma das receitas da Educação, divididas pelo número de alunos matriculados, enquanto a segunda, está atribuída a fatores de resultados, são eles: participação de pelo menos 80% dos estudantes em exames de avaliação nacional; redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais; regime de colaboração entre Estado e Município; e trabalhar alinhado com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles do Município de Vila Lângaro, obteve a pontuação de 6,8 no IDEB 2021 – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sendo uma das melhores notas entre as escolas da região.
O prefeito Anildo Costella destacou a importância do recebimento de recursos e de investir em educação: “Ficamos muito felizes enquanto gestores, em ver que nossos alunos estão atingindo as metas e garantindo recursos, para podermos continuar investindo em educação. Nossa gestão busca sempre proporcionar a eles, condições de estudo, de transporte e uma alimentação saudável, para que eles possam ter um ótimo desempenho”, destaca o prefeito.