A Prefeitura de Vila Lângaro, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, concretizou, na tarde de hoje, 04 de março, uma significativa etapa no apoio à educação de alunos do 1º e 2º ano da Escola de Ensino Fundamental Cecília Meireles. A entrega envolveu o fornecimento do material didático do Programa Estadual de Apoio à Alfabetização, denominado Alfabetiza Tchê.
Cada um dos 49 alunos foi contemplado com um kit de material, composto por dois livros didáticos e um caderno de leituras. Os professores, por sua vez, receberam kits contendo três livros e oito painéis, visando enriquecer suas práticas pedagógicas. O compromisso da iniciativa abrange a alfabetização das crianças até o término do 2º ano, alinhado à proposta do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma iniciativa do Ministério da Educação.
O material, enviado pelo governo do Rio Grande do Sul por meio da Secretaria de Educação – SEDUC, faz parte da parceria estabelecida com os municípios desde 2023 para a execução do Programa Alfabetiza Tchê. A meta central é garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
A Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Aparecida Seidler, destacou a importância do material elaborado para complementar a prática pedagógica em sala de aula. Ela ressaltou que, além da ênfase na alfabetização, a escola busca preparar os alunos para avaliações externas que ocorrem em três momentos do ano.
O prefeito Anildo Costella enfatizou a relevância do esforço conjunto para alfabetizar as crianças, sublinhando o comprometimento da administração municipal com a educação e o desenvolvimento pleno dos estudantes.