A Administração Municipal de Vila Lângaro, em conjunto com a Câmara de Vereadores e a Associação Amigos dos Animais de Vila Lângaro (AMAVIL), estão lançando uma campanha incisiva para combater o abandono, os maus-tratos e prevenir a crueldade contra os animais em nosso município.
Esta iniciativa, que surge da necessidade premente de sensibilizar a população sobre a importância do respeito aos animais, compreende a instalação de placas em pontos estratégicos do município. Essas placas contêm mensagens informativas, visando instigar atitudes responsáveis e solidárias.
O vereador Willian Guelen foi o idealizador dessa ação por meio de uma indicação, reconhecendo a necessidade de medidas efetivas para proteger os animais e fomentar uma convivência harmoniosa entre humanos e demais seres vivos.
Compreendemos a importância dos munícipes se engajarem ativamente nessa causa, denunciando casos de maus-tratos e colaborando para a construção de uma comunidade mais empática e solidária para com os animais. Ressaltamos que, legalmente, o crime de maus-tratos aos animais é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da lei nº 14.064/2020, impondo pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada em ? a ?.
Para fortalecer o compromisso com essa causa, o prefeito em exercício Alencar Biazotto, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Valdecir Costella, o vice-presidente da Amavil Mauro Sergio Arcari e a voluntária da Amavil Alessandra Módena Orsi, realizaram visitas às localidades onde foram instaladas as placas.
Juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e compassiva para com todos os seres vivos que compartilham conosco este planeta. Vamos nos unir em prol do bem-estar animal e da construção de um futuro mais humano e solidário.