Semana Farroupilha de Vila LângaroSemana Farroupilha de Vila Lângaro
21/09/2011 Secretaria da Administração
A Semana Farroupilha deste ano em Vila Lângaro foi de 14 a 20 de setembro.
No dia 14, aconteceu na Praça Central a cerimônia de abertura, onde teve a execução dos hinos Nacional e Rio-grandense, apresentações de gaiteiros e declamadores. Do CTG Gentil Boeira declamaram as bonecas de galpão, Maria Luiza Costella e Kelly Morello, 2ª prenda mirim, Laura Langaro, 3ª prenda mirim, Lavinia Parizotto, 1ª prenda juvenil, Ediane Morello e o peão, Alcides Benetti. O aluno da Escola Marquês de Maricá, Ronaldo Cechetti, tocou na gaita a música Lembranças e os demais gaiteiros a se apresentarem foram Andreas Hauck, de Colônia Nova, Agenor Correa de Mello, de Vila Lângaro e Osmar Brotto de Santa Rita, município de Água Santa. No protocolo foi mencionado sobre o tema dos festejos “Nossas Raízes”, o patrono “Alcy José de Vargas Cheuiche” e a música-tema “Cantando nossas raízes”. Fizeram uso da palavra, Eneide Terezinha Melara Negri, em nome do CTG e o prefeito Moisés Dametto. Prestigiaram a cerimônia os secretários municipais de Esportes, Educação, Administração e Agricultura, Cléo Francisco da Silva, Marileide Caumo Bedendo, Edilson Bertoglio Schultz e Victorino Biasotto, respectivamente, vereador Delvo Denardi, patrão do CTG Gentil Boeira, Adones Mascarello, comandante da Brigada Militar, João Bastista Rodrigues Paixão, gerente do Sicredi agência de Vila Lângaro, Joel Almeida Teixeira, rainha do Município, Caroline Cichetti, 1ª princesa, Tarciane Pelissaro, 2ª princesa, Juliane Morandi, coordenadora pedagógica, Beatriz Guelen Giotti, professores, alunos e funcionárias do turno da manhã da Escola Estadual Marquês de Maricá, servidores municipais e população em geral. À tarde teve show com os irmãos Alan (08 anos) e Ezequiel (12 anos) da cidade de Água Santa. Acompanhou a dupla o pai adotivo, Vildo Bonora.
No dia 15, pela parte da tarde teve a escolha do Peão e Prenda do PIM, sendo escolhidos José Antônio Baginski e Kelen Fortunato e apresentação das invernadas pré-mirim e mirim, do Piquete Pai João de Água Santa, que coordenadas por Eliane Luza Spagnol e pelo instrutor, Guilherme Brandão, dançaram o Xote 02 Damas, Chimarrita, Sarrabalho, Xote Carreirinho, Caranguejo e Rancheira Puladinha.
No dia 17, à tarde teve show no galpão com o grupo Gurizada do Planalto de Passo Fundo. Através do projeto da Rádio Planalto, que conta com mais de 30 participantes, tendo aulas musicais semanalmente, surgiu o grupo que atualmente é coordenado por Edson Gueses, pai de Gabi (10 anos), vocalista e Bruno (15 anos), violonista. Vieram a Vila Lângaro ainda o vocalista, João Victor (12 anos), a gaiteira, Bruna (15 anos), o baterista, Bruno (15 anos), o pandeirista e vocalista, João Victor (12 anos), o vocalista, Luiz Paulo (14 anos), o pandeirista, Evandro (07 anos) e o baixista, locutor e técnico de som da Rádio Planalto, Maninho. Após o show Gabriele Gueses declamou a poesia, “Um Violino em Si Bemol” de Pedro Darci de Oliveira, o peão do CTG Gentil Boeira, Alcides Benetti, declamou “Retalho da História” de Ataide Pinto Teixeira e a 1ª prenda da entidade declamou “Prenda Gaúcha” de João Batista de Oliveira. Acompanha o grupo o 1º capataz do CTG Dom Luiz Felipe de Nadal de Passo Fundo, Natalino Rodrigues, pais, parentes e amigos dos componentes.
No dia 18, os integrantes do grupo de cavaleiros Herdeiros da Tradição levaram em procissão a imagem de Nossa Senhora da Salete, da cidade até a comunidade de Linha Salete, onde houve missa e festa.
No dia 19, teve audiência pública sobre LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) na Câmara Municipal de Vereadores e Sessão Ordinária, no galpão.
No dia 20, no galpão CTG, houve apresentações musicais e às 17 horas aconteceu o encerramento das programações.
Diariamente teve café de chaleira e almoço e em alguns foi incluído jantar. Muitos talentos locais e regionais se apresentaram.
Durante os festejos várias entidades se envolveram, tais como, Executivo e Legislativo Municipal, Grupo da 3ª idade, PIM (Programa Primeira Infância Melhor), ASCAR-Emater/RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Coletivo Municipal das Mulheres Trabalhadoras Rurais, Brigada Militar, ACIVAL, Sicredi, grupo de Cavaleiros Herdeiros da Tradição, comunidade de Linha Salete e patronagem do CTG Gentil Boeira.
Durante a semana houve também programações nas escolas.