Notícias Voltar

Curso de prevenção de incêndios e primeiros socorros Curso de prevenção de incêndios e primeiros socorros

02/06/2014 Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal da Educação proporcionou, no dia 27 de maio, no Ginásio Poliesportivo Municipal Arcenio Angelo Biazotto, para os servidores municipais das mais diversas áreas, empresários e funcionários dos setores comercial e industrial, redes municipal e estadual de ensino e dirigentes comunitários, um curso de prevenção de incêndios e primeiros socorros, em parceria com a empresa de Extintores Nacional de Ernestina, a qual esteve representada por Humberto Campos, que coordenou os trabalhos.
O treinamento foi ministrado pelo Tenente da Reserva do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo Antônio César Fagundes. Fagundes abordou sobre as definições do fogo - o triângulo do fogo: calor, oxigênio e combustível, sendo que este pode ser sólido, líquido ou gasoso.
Fez referência quanto aos efeitos do calor que podem causar queimaduras de 1º, 2º e 3º grau. Falou da transmissão do calor: condução, convecção e irradiação. Deu um exemplo de que se em um determinado local, houver a presença de calorão e fumaça preta por de baixo da porta, não se deve abri-la, pois quando aberta, ocorre a penetração do oxigênio, que resulta na explosão, ao se formar o triângulo do fogo. Nesta situação o ideal é chamar o Corpo de Bombeiros ou alguém com treinamento específico.
Quanto às classes de incêndios podem ser A, B, C, D e K. Classe “A”: princípio de incêndio em combustível sólido (madeira, papelão, etc...), usa-se o extintor de água; Classe “B”: queima da superfície com líquidos inflamáveis, tira-se oxigênio com espuma mecânica ou pó químico; Classe “C”: princípio de incêndio em material elétrico energizado, o melhor é desligar a chave para cortar a energia; Classe “D”: metal pirofórico (roda de magnésio); e Classe “K”: incêndio na cozinha. Ele indicou quais extintores usar para determinadas situações. Extintor de Pó ABC: Composto a base de fosfato de amônio, sendo chamado de polivalente, pois atua nas classes A, B e C; Pó BC: A base de bicarbonato de sódio ou de potássio, indicados para incêndios classes B e C; e Pó D: Sua composição é variada, pois cada metal pirofórico tem um agente especifico, tendo por base a grafita misturada com cloretos e carbonetos, sendo usados especificamente na classe D.
Ainda se tratando a respeito de incêndio, Fagundes ponderou quanto à regulamentação dos locais públicos, mencionando o Plano de Prevenção de Incêndio - PPI, e como proceder ao se deparar com eventos dessa natureza.
Referente aos primeiros socorros, o tenente explicou sobre a abertura das vias aéreas, de como fazer a desobstrução das vias em paciente sem suspeita de traumas e pacientes com traumas. Demostrou como se faz massagem cardíaca, e como proceder quando se depara com vitimas com hemorragia. Falou do engasgamento e das formas de desengasgar a si mesmo ou outras pessoas.
No Centro de Eventos, que fica anexo ao ginásio houve a aula prática de explosão de botijão de gás, que após Fagundes explicar, muitos voluntários usaram extintores, para apagar o fogo e também estancar a saída do gás, com a própria mão.
Certamente as instruções passadas foram de grande valia, enriquecendo o saber de quem já tinha algum conhecimento e alertando aqueles que eram leigos no assunto.




Compartilhar:
| WhatsApp