Município de Vila Lângaro decreta situação de emergênciaMunicípio de Vila Lângaro decreta situação de emergência
10/07/2014 Assessoria de Imprensa
O prefeito municipal de Vila Lângaro Claudiocir Milani, considerando que o município foi atingido por chuvas intensas ao longo do mês de junho do corrente ano, ocasionando elevações dos níveis das águas dos rios e córregos, principalmente na área rural, o que acarretou fortes enxurradas, sendo que as precipitações pluviométricas acumuladas ao longo do mês foram de 461 mm, decretou situação de emergência. No período de 24 a 30, ocorreram os volumes mais intensos, e segundo dados da ASCAR/Emater-RS, entre estes dias choveu 275 mm.
Em função deste evento adverso houve prejuízos materiais expressivos para o município, pois ocasionou danos na infraestrutura geral, principalmente no sistema viário, onde ponte, pontilhões e bueiros foram atingidos e estradas ficaram intrafegáveis.
Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e o escritório local da Emater, o volume excessivo de chuva causou danos ao setor agropecuário, sobretudo nas lavouras de trigo, aveia, cevada e pastagem de gado leiteiro, com redução de produtividade do leite.
Foi encaminhado à Defesa Civil o decreto, bem como o parecer e a folha de analise técnica da Coordenadoria Municipal de Proteção e defesa Civil – COMPDEC, laudo de vistoria do Setor de Engenharia e Secretaria de Obras e Viação, o formulário do Sistema de Levantamento dos Componentes Tecnológicos das Lavouras do RS IPAN, onde consta o acompanhamento da precipitação pluviométrica e o levantamento de perdas do setor agropecuário, sendo os dois últimos feitos pela Emater.
O chefe do Executivo municipal também encaminhou ao governador do Estado do Rio Grande do Sul Tarso Genro, um ofício de solicitação de homologação de Situação de Emergência e aguarda por um resultado positivo.