Notícias Voltar

Escola Marquês de Maricá participa da 12ª Feira de Ciências e 8ª Mostra da Inovação TecnológicaEscola Marquês de Maricá participa da 12ª Feira de Ciências e 8ª Mostra da Inovação Tecnológica

06/10/2014 Assessoria de Imprensa

No dia 02 de outubro, os alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá, se fizeram presentes no Centro de Eventos da UPF, apresentando trabalhos com a temática “Contribuições para melhoria da qualidade de vida na agricultura familiar”. Este tema foi escolhido baseando-se nos indicadores apontados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como merecedores de atenção especial tendo como objetivo a sensibilização e a conscientização das pessoas sobre a importância e a contribuição da agricultura para a segurança alimentar e produção.
O projeto Feira de Ciências e Mostra de Inovação Tecnológica busca, junto às escolas das diferentes redes de ensino, fazer trabalhos de pesquisa que abordem temas referentes às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas, com o objetivo de incentivar e divulgar os conhecimentos construídos no cenário das grandes questões sociais.
“Nossa escola vem participando dessa Feira pelo terceiro ano consecutivo e nos 3 anos tem se destacado, ficando entre os primeiros classificados”, comentou a professora Mariza Pinto Cechetti. Ela explicou que o primeiro passo foi enviar o projeto e um vídeo onde foi feito a primeira seleção. Os três projetos enviados foram selecionados para que no dia 02/10, fosse realizado a apresentação presencial.
Os trabalhos da escola Marquês foram os seguintes:
Ensino Fundamental: Biodigestor caseiro - Forma sustentável para gerar biogás e biofertilizante. Uma maneira inteligente para garantir melhoria e qualidade de vida às propriedades rurais. Apresentado pelos alunos do 8º ano Jakson Fortunato, Maria Gabriela Rovani e Suelen de Oliveira, coordenados pela professora Mariza Pinto Cechetti
Ensino Médio: Aplicação da tecnologia do plantio com luzes de led's para o manejo familiar. Apresentado pelos alunos do 3º ano Anderson Fontana e Rosa Carolina Hansen, coordenados pela professora Lilian Pozzer.
Ensino Médio: Implantação da pecuária leiteira na propriedade rural visando qualidade de vida. Apresentado pelos alunos do 3º ano Jéssica Parizotto, Jaiane Parizotto e João Vitor Seco, coordenados pela professora Maristela Mello.
O projeto do Ensino Fundametal conquistou o troféu de 3º lugar da 12º Feira de Ciências desse ano. Este projeto tinha como objetivo demonstrar como é possível utilizar a biomassa gerada na propriedade com as atividades desenvolvidas com a pecuária, suinocultura, avicultura, etc., e com a construção de um biodigestor transformar estes resíduos em biogás: uma forma de energia sustentável, gerando economia para a família. E o biofertilizante, que se usado no solo pode aumentar a fertilidade sem prejuízos ambientais.
“Para desenvolver um projeto de pesquisa como este, que nossos alunos e professores se desafiaram a fazer, foi necessário buscar conhecimento, formular o problema, coletar e analisar dados e tirar conclusões. Aprendendo a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos”, explanou Mariza. Ela disse que “atividades como estas, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes porque lhes dá oportunidade de expor o seu trabalho, desenvolvendo desde cedo o gosto pela pesquisa, a busca de informações e alternativas para solução de problemas, desenvolvendo neles o espírito científico, representando uma grande contribuição à sua formação”.
Parabenizamos toda a equipe - direção, professores e alunos - pelo empenho que tiveram na organização dos trabalhos.




Compartilhar:
| WhatsApp