Trabalhos sobre prevenção a desastres naturais foram realizados em Vila LângaroTrabalhos sobre prevenção a desastres naturais foram realizados em Vila Lângaro
23/12/2014 Assessoria de Imprensa
O município de Vila Lângaro, em parceria com a Unidade de Atendimento da Sicredi de Vila Lângaro, desenvolveu ações para o enfrentamento a desastres naturais. Os trabalhos foram conduzidos pelo major da Brigada Militar Aurivan Chiocheta, especialista em Proteção e Defesa Civil da empresa Vencer RH de Passo Fundo.
Primeiramente foram realizadas palestras nas escolas municipais e estadual. Houve ainda na Câmara Municipal de Vereadores em 04 etapas, um curso de capacitação técnica em proteção e Defesa Civil, onde participaram secretários e servidores municipais, representantes da Câmara de Vereadores, Brigada Militar, ASCAR/Emater-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de algumas comunidades do interior. O encerramento do mesmo aconteceu no dia 21 de outubro.
Posteriormente iniciou-se o ciclo de palestras nas comunidades. Dia 27 de novembro, no salão comunitário de Campo Redondo, para as comunidades de Campo Redondo, Linha São Pedro e Linha São Miguel. Dia 04 de dezembro, em Linha Costella. Dia 10 de dezembro, em São Roque, com a participação dos moradores de São Roque e São Luiz do Gramadinho. Dia 11 de dezembro, no Centro Comunitário de Vila Lângaro, para a população da cidade, entidades, empresários e servidores municipais. O prefeito Claudiocir Milani se fez presente nestas palestras. Por parte da Sicredi a gerente Elizandra Segat Seidler participou de umas e em outras, mandou representantes.
No dia 15 de dezembro, a palestra foi no salão comunitário de Colônia Nova, para os moradores de Colônia Nova e Linha Schleder, e no dia 17 de dezembro, encerraram-se os trabalhos em Linha Salete, para moradores de lá. Nestas duas últimas o vice-prefeito Anildo Costella representou o Poder Executivo Municipal e o colaborador Aurio Fortunato representou a Sicredi.
Nestas palestras o major fez referência sobre o aquecimento global, e suas consequências. Falou a respeito de estiagem, enxurradas, alagamentos, tempestades, catástrofes, tornado e furacão. Em relação à água, disse para que seja economizada ao máximo, pois no futuro poderá faltar. Alertou para que as pessoas tenham o hábito de verificar com percepção os ambientes em que vivem para sua própria segurança. Ele destacou que as ações de redução dos desastres abrangem quatro fases ou aspectos globais: prevenção/mitigação; preparação para emergências; respostas; e a recuperação. Citou também os cuidados fundamentais para com os desabrigados, em caso de desastres: abastecimento de água e saneamento; nutrição; ajuda alimentar; abrigo e planejamento de locais de alojamento; e cuidados médicos.
Aurivan concluiu a palestra dizendo que a prevenção e o seguro são os caminhos a serem seguidos. Pediu para a população proteger sua vida e de seus familiares. E que projetam também seus patrimônios. Desejou a todos um bom Natal e próspero Ano Novo, cheio de realizações.