Demarcação de terraços é realizada em Vila LângaroDemarcação de terraços é realizada em Vila Lângaro
08/04/2015 Assessoria de Imprensa
No dia 26 de março, foi realizada a demarcação de terraços, na propriedade do produtor Volmir Fontana, no município de Vila Lângaro, no norte gaúcho.
No ano de 2015, eleito como ano internacional dos solos, os técnicos da Emater/RS-Ascar estão fazendo um trabalho de manejo e conservação dos solos nos municípios.
“A propriedade em questão sofre com problemas de erosão hídrica. Esse tipo de erosão é um dos processos determinantes da degradação dos solos agrícolas. Neste caso, trata-se de um reflexo da compactação do solo, onde a resistência mecânica associada à diminuição do volume de poros reduz a capacidade de infiltração da água das chuvas, facilitando o escoamento superficial“, esclarece a engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar, Lilian Cris Dallagnol.
Para melhorar a qualidade deste solo os técnicos da Emater/RS-Ascar, com o acompanhamento do produtor, fizeram um nivelamento da área e marcaram os pontos estratégicos onde vão ser construídos terraços. Conforme Lilian, o terraceamento é uma estratégia de combate à erosão, com o intuito de disciplinar o volume de escoamento da água das chuvas, através da redução do comprimento da rampa e da diminuição da velocidade da água para áreas adjacentes.
O agrônomo e supervisor microrregional Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Edson Bonato, esteve presente nas medições e declarou que o problema encontrado na propriedade analisada é bastante comum na região, em parte pelas condições físicas geográficas do solo, mas também pelo manejo inadequado das terras.
De acordo com o agrônomo é preciso conscientizar os produtores sobre os cuidados necessários para garantir a conservação do solo e, nada melhor que intensificar esse processo neste ano, onde a atenção está voltada na matriz da produção agrícola.