Notícias Voltar

VII Conferência de Saúde é realizada em Vila LângaroVII Conferência de Saúde é realizada em Vila Lângaro

05/07/2015 Assessoria de Imprensa

A 7ª Conferência Municipal de Saúde de Vila Lângaro foi realizada no dia 02 de julho, no CTG Gentil Boeira. Os trabalhos foram coordenados pela enfermeira Rejane Conceição de Souza.
Inicialmente a enfermeira Francine de Lima fez a leitura da minuta de regulamento da conferência. Depois dos pronunciamentos do vice-prefeito Anildo Costella, da presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sidnéia Biasotto e do presidente do Conselho Municipal de Saúde Aniba Jorge da Silva, o palestrante Jorge Alfredo Gimenez Peralta, educador popular do Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP, fez sua explanação, abordando o tema central “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”, bem como seus eixos temáticos: situação de saúde e dos determinantes econômicos, sociais e ambientais do adoecimento; direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação, e política de comunicação do SUS; ciência, tecnologia, e inovação no SUS; e reformas democráticas e populares do Estado.
Posteriormente foram organizados grupos de pessoas para avaliação e indicação de propostas para a melhoria da saúde pública municipal, que serão encaminhadas para a conferência estadual e elaboração do Plano Municipal de Saúde.
Houve ainda a escolha dos delegados e respectivos suplentes para representar o município na conferência estadual, sendo delegado o odontólogo Otavio Cesar Rubik e suplente a enfermeira Rejane Conceição de Souza, delegada a extensionista da Emater-RS/Ascar Rosa Favaretto e suplente o presidente do Conselho Municipal de Saúde Aniba Jorge da Silva.
O evento contou com a participação da secretária municipal da Saúde Silvia Guidini da Silva, servidores municipais, componentes dos grupos atendidos pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e da 3ª idade, representantes de entidades e população em geral.




Compartilhar:
| WhatsApp