Notícias Voltar

Secretarias municipais trabalham sobre pedagogia da expressãoSecretarias municipais trabalham sobre pedagogia da expressão

21/03/2016 Assessoria de Imprensa

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura juntamente com as secretarias da Assistência Social e da Saúde, proporcionou, aos professores e servidores, durante 03 dias um intenso trabalho sobre Pedagogia da Expressão. As atividades aconteceram no CTG Gentil Boiera de Vila Lângaro, de 11 a 13 de março do corrente ano.
A secretária da Educação, professora Helena Rosane Langaro Bedendo coordenou o evento. Ela disse que “a Administração Municipal está preocupada em ver a criança crescer, pois precisa crescer aprendendo a aprender, o jovem a aprender, aprender e a pessoa de mais idade a ensinar o que ela aprendeu”.
Para trabalhar o tema veio a Vila Lângaro nada mais, nada menos que o criador da Pedagogia da Expressão, a nova síntese educação e saúde, professor e doutor Raymond A. Dinello, que é natural do Uruguai, e tem na bagagem uma vasta lista de especialização e obras publicadas. Um currículo muito extenso.
Dinello disse que em algum momento a história tende a mudar, e para isso tem que haver educação. A educação é o primeiro passo para o povo ser independente. Através da escolaridade que se pode ter um sentimento de compartilhamento. A proposta da Pedagogia da Expressão esta baseada nos direitos em que toda criança tem direito a educação. Que é preciso encontrar forma de pedagogia e forma metodológica para que a criança possa viver na sociedade. Hoje somos cidadãos do mundo, em que todos precisam se respeitar mutuamente. A sociedade coloca em funcionamento distintos momentos educativos. As famílias hoje estão com grandes problemas econômicos porque a sociedade está evoluindo, e muitas vezes isso transforma a vida em uma correria. A família dá afetos. A escola prepara com conhecimento e comportamento de grupos para a convivência social. A escola está a um passo depois da família, e cada um deve observar o que pode fazer para que as crianças e jovens descubram horizontes e projetos e saibam viver junto com os outros. O paradigma de hoje que se trabalha na pedagogia é um aprender quem somos. Compreender a cultura, comportarmos e conviver com ou outros. Permanentemente estamos aprendendo, seja na família, na escola ou na sociedade. Para o ser humano crescer, saber falar, ter saúde, um ajudar o outro nas dificuldades, precisa aprender. Ele agradeceu muito aos que providenciaram a vinda dele, porque necessitam uma visão diferente para providenciar esta proposta que é diferente.




Compartilhar:
| WhatsApp