Notícias Voltar

Vila Lângaro recolhe pneus velhosVila Lângaro recolhe pneus velhos

20/10/2016

Operação visa preservar o meio ambiente e combater a chegada do Aedes aegypti no município.
As secretarias municipais de Obras e Viação; Saúde; e Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o município de Tapejara, vem realizando a coleta de pneus para descarte, tirando-os do meio ambiente. Estas operações de parceria de coleta e descarte fazem parte de uma ação de recolhimento de pneus em estabelecimentos comerciais, como as borracharias e recapadoras. Trabalho este que vem acontecendo já há algum tempo, evitando assim que estes pneus possam tornar-se possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, causando riscos para nossa população.
Esta ação tem por objetivo preservar o meio ambiente e combater o mosquito Aedes aegypti. Todos os comércios e moradores locais participam ativamente da iniciativa realizando a entrega dos pneus, que serão descartados. “Quando a quantidade se torna muito grande entramos em contato com o município de Tapejara para verificar a possibilidade de realizar a entrega”, diz a fiscal ambiental Carine da Silva. Na última vez os pneus ficaram armazenados no Centro de Eventos, anexo ao Ginásio Poliesportivo Municipal Arcênio Ângelo Biazzoto, e após foram recolhidos pela empresa parceira da Prefeitura Municipal de Tapejara. Na oportunidade foi feita a coleta também na empresa Brazaca e Brazaca LTDA, que tem atuado na parceria com o município.
Carine explica que “os pneus que são encaminhados para empresas de trituração e reciclagem são reaproveitados, utilizados para muitas coisas, como a produção de chinelos, vasos, asfalto, solados, grama sintética, entre muitos outros produtos”. Segundo ela, esta ação também colaborou com a atividade desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde através das Oficinas Terapêuticas, onde as participantes realizaram a construção do puff/banquinho reciclado. Tanto a oficineira Lorilei Secco, quanto e a coordenadora enf.ª Rejane Conceição de Souza, afirmam que esta atividade, além de colaborar com a retirada de pneus do meio ambiente, também exigiu o envolvimento das participantes na coleta do material e na busca de soluções criativas para finalizar a proposta de atividade. A oficina terapêutica forneceu os materiais para o acabamento dos trabalhos, mas a criatividade foi em conjunto com as participadoras.
“As secretarias continuam buscando parcerias e encontrando formas deste descarte se tornar mais frequente, assim como o descarte de outros materiais que podem se tornar risco para a saúde da população. Além da questão da preservação ambiental, as ações colaboram com a saúde pública, uma vez que os pneus descartados irregularmente se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya”, conclui Carine.




Compartilhar:
| WhatsApp