Notícias Voltar

Aberta a semana estadual da água em Vila LângaroAberta a semana estadual da água em Vila Lângaro

20/10/2016

A programação referente a semana estadual da água em Vila Lângaro, será mais prolongada. Seu início foi no dia 21 de setembro, à tarde, no Ginásio Poliesportivo Municipal Arcenio Angelo Biazotto, e o encerramento será também no mesmo local, em 10 de outubro.
Os trabalhos do 1º dia foram conduzidos pela fiscal sanitária e ambiental Carine da Silva. Inicialmente ela recepcionou a todos, convidando-os para uma dinâmica e um momento de oração. Após o Grupo Gota de Amor fez a apresentação em Libras da música “Nossa Senhora”.
Carine comentou que este acontecimento comemora a XXIII Semana Interamericana e a XVI Semana Estadual da Água. Este ano com o tema: “Água parada, Resíduos acumulados, Saúde em Risco”. A responsabilidade é de todos.
Faz 23 anos que a Semana Interamericana da Água – através de ações em defesa da água, disseminadas em todo o território gaúcho – vem reafirmando a importância das atitudes individuais para reverter o impacto causado pela forma como vivemos e consumimos sobre a saúde coletiva e sua direta relação com a qualidade da água.
As pessoas não percebem que o acúmulo de lixo nas grandes cidades e o descarte de águas contaminadas é resultado de um ciclo no qual o consumidor está inserido. Nestes anos de mobilização, o resíduo não coletado e disposto de forma errada se torna agente poluidor. E, mesmo quando coletado e disposto em aterros a céu aberto e em áreas alagadas, continua a gerar problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado, trazendo doenças à população. Com a chegada das chuvas, os resíduos permitem, entre outros males, a proliferação de mosquitos vetores de doenças como dengue, chikungunya e zica. Todas transmitidas por meio da picada do Aedes aegypti.
A XXIII Semana Interamericana e XVI Semana Estadual da Água vêm fortalecer e reafirmar, uma vez mais, um dos seus principais objetivos, que é a consciência de coletividade, a compreensão de que a responsabilidade pela solução é de todos.
Reduzir o consumismo e o desperdício é um desdobramento da consciência esclarecida dos consumidores e de suas escolhas, logo tem relação com a própria ideia de cidadania.
No decorrer da programação, serão feitos trabalhos nos estabelecimentos de ensinos e também com os grupos do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.
No encerramento, haverá apresentação dos melhores momentos das atividades realizadas pelas secretarias e escolas. Na oportunidade serão distribuídas garrafinhas personalizadas e cartilhas.




Compartilhar:
| WhatsApp