VII Tarde de Campo de Leite é realizada em Vila LângaroVII Tarde de Campo de Leite é realizada em Vila Lângaro
21/10/2016
A Tarde de Campo sobre atividade leiteira reuniu mais de 70 participantes, entre produtores e técnicos, na propriedade da família de Adelar e Leda de Nardi, na Linha Favaretto, na quinta-feira (20/10).
Há cerca de 30 anos, a família De Nardi tem como atividades principais a bovinocultura leiteira e a produção de grãos. Com 21 animais em lactação, a produção média mensal da família é de 14 mil litros de leite por hectare, que aumentou após a instalação de sistema de irrigação de 3,9 hectares de pastagem perene, com projeto realizado pela Emater/RS-Ascar. Além disso, destaca-se a organização da propriedade e a sucessão familiar.
Em virtude da instabilidade climática, adotou-se a metodologia de palestras em local coberto para abordagem dos diferentes assuntos.
O médico veterinário Cláudio César de Barba falou sobre a prevenção de mamite, destacando que o bovinocultor de leite deve levar em consideração todo o processo realizado diariamente, desde quando os animais estão no pasto, vêm para a ordenha e voltam para o pasto. Explicou também sobre os testes que podem ser realizados para diagnosticar a doença.
Outra temática abordada foi silagem de grão úmido, pelo engenheiro agrônomo Gerson Ivanir Sharanck. Segundo ele, além de permitir a colheita antecipada dos grãos, a silagem de grão úmido é um alimento mais eficiente nutricionalmente. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal apresentou a esmagadora de grão úmido adquirida recentemente, e que está a disposição dos agricultores para utilizar em suas propriedades. O médico veterinário Douglas Cadore explicou ao público sobre as regras e critérios a serem seguidos para utilizar o equipamento.
Vantagens da inseminação artificial foram assuntos trabalhados pelo médico veterinário Felipe Secco, que explanou aos produtores que com a técnica, o melhoramento genético do rebanho é acelerado e é possível escolher características desejáveis nos descendentes.
O técnico agrícola Carmelino Tomiello, esclareceu sobre criação correta da terneira. Tomiello ressaltou que a criação da terneira, se feita de forma correta, pode contribuir muito para o sucesso da atividade leiteira, afinal, as terneiras são as futuras vacas produtoras de leite.
Este evento faz parte das atividades realizadas em comemoração ao aniversário do município de Vila Lângaro.