A secretaria municipal de saúde, investindo na capacitação de seus profissionais, proporcionou no dia 05/10/2018 uma visita ao centro de treinamento de agricultores de Nova Petrópolis (CETANP), aonde são cultivadas e processadas plantas medicinais que abastecem a farmácia de fitoterapia na atenção básica do município. Neste centro são produzidas dez espécies de plantas medicinais (camomila, espinheira-santa, estévia, hipérico, macela, melissa, guaco, malva, maracujá (folhas) e quebra pedra), que foram escolhidas através de pesquisas realizadas com base nas necessidades e melhor aceitação da população local.
Este trabalho é realizado em conjunto com a prefeitura municipal, Emater e entidades privadas do município; conforme relato dos funcionários essa prática teve boa aceitação pela população, reduzindo o uso de medicamentos alopáticos, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas. As plantas medicinais e são entregues na atenção básica através de receitas fornecidas por enfermeiros, médicos, farmacêuticos e Cirurgião dentistas.
O objetivo desta visita foi ter uma base de conhecimentos em loco para futuros projetos em nosso município, bem como agregar ao curso de plantas bioativas que vem se realizando em conjunto com as prefeituras de Água Santa, Santa Cecília do Sul, Tapejara e Ibiaça com grande apoio e suporte técnico da EMASTER e participação das agentes voluntárias de saúde.
Para as servidoras públicas da secretaria municipal de saúde este aprendizado se encaixa nas práticas integrativas e complementares do SUS (PICS), trabalho que visa resgatar a cultura e o saber popular de seus munícipes Vila Lângarenses.