A Secretaria de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), promoveu durante o mês de dezembro diversas atividades para comemorar o encerramento das oficinas desenvolvidas no ano de 2019.
Foram concluídos os trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, crianças de 02 a 06 anos, crianças de 07 a 10 anos, adolescentes de 11 a 17 anos, idosos acima de 60 anos, oficina de música, além do Programa de Atenção Integral a Família na comunidade de São Miguel do Parador e aqui em nossa cidade.
Durante as atividades de encerramento com os idosos, jovens, adultos e crianças, foram realizadas avaliações dos encontros, sorteio de brindes e confraternização com lanches. Também foi entregue a cada participante um porta-retratos que foi personalizado por cada membro com a foto do grupo no qual fazia parte, para o PAIF foi entregue um pingente para cuia com o tema “Família”.
O que foi trabalhado durante o ano:
Foram ofertados pelo CRAS diversas atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, bem como espaços informativos, de orientação e encaminhamentos a rede intersetorial aos usuários dos grupos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família. Em cada grupo foram traçados objetivos e metas de acordo com a faixa etária e o perfil a ser trabalhado.
Também foram desenvolvidas atividades com foco nas potencialidades e desenvolvimento de capacidades, fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, com foco na prevenção de riscos sociais e superação de vulnerabilidades.
A psicóloga do CRAS, Marina Dametto ressaltou a importância do trabalho realizado em 2019, “Conseguimos proporcionar momentos que foram capazes de promover mudanças e aquisições necessárias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais que estejam passando ou que possam surgir no decorrer de suas vidas”.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e o PAIF oportunizaram aos usuários processos de valorização e reconhecimento, experiências e vivências, exercícios de escolha e cidadania, produção coletiva assim como atividades que possa ter efeito de produção e geração de renda às famílias que estejam passando por vulnerabilidade econômica.
A equipe técnica também buscou através de reuniões de equipe, planejamento e participação em cursos sempre estar em constante aperfeiçoamento para poder ofertar melhores serviços para o público atendido buscando sempre os melhores resultados.