No dia (05/07) o prefeito municipal Anildo Costella, acompanhado do secretário de Administração, Rodrigo Milani, esteve na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em uma Mobilização Municipalista que reuniu mais de mil gestores do país. Recebidos pelo presidente Paulo Ziulkoski e outras lideranças municipais, os participantes alinharam as demandas que devem onerar as gestões locais em R$ 73 bilhões.
Os detalhes dos impactos foram apresentados pela CNM em um estudo publicado no portal da entidade. O levantamento foi mencionado por Ziulkoski na abertura da Mobilização. Um dos pontos mais preocupantes apontados pelo líder municipalista foram as propostas que estabelecem reajustes de pisos salariais de diversas categorias.
O prefeito municipal Anildo Costella ressaltou: “Nenhum prefeito é contra aumentar o piso dessas categorias, o aumento é muito merecido. Entretanto os municípios não podem arcar sozinhos com esse acréscimo, o governo federal vai ter que alocar recursos para financiar os ajustes desses valores”, finalizou o prefeito.
Outro assunto comentado na Mobilização foi a respeito das reduções de receitas com as mudanças na cobrança das alíquotas do ICMS, além das alterações do Imposto de Renda, que devem impactar significativamente as receitas municipais.