O município de Vila Lângaro, por meio do trabalho de atenção primária promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, continua em destaque e em ascensão no ranking do Previne Brasil, indicador do Ministério da Saúde. Na avaliação do segundo quadrimestre de 2023, a nota de avaliação da atenção primária em saúde subiu em relação ao quadrimestre anterior, passando de 9,53 para 9,94.
Diferentemente dos semestres anteriores, o ranking nacional deixou de ser divulgado. Porém, no Estado do Rio Grande do Sul, a nota do segundo quadrimestre de 2023 coloca Vila Lângaro em 23º lugar entre todos os municípios.
O ranking qualifica sete indicadores, que compõem a nota dos municípios. Vila Lângaro se destaca nas consultas pré-natal, exames de sífilis e hiv pré-natal. Na cobertura da vacinação da pólio e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus, influenza). Outro indicador de destaque é das gestantes que fizeram exames para detectar a sífilis e o HIV, e das grávidas também foram submetidas a exames odontológicos durante o pré-natal.
A avaliação de 9,94 para a atenção primária de Vila Lângaro é bastante expressiva e fundamental para garantir recursos oriundos do Ministério da Saúde e necessita de que os profissionais de saúde do município alimentem o sistema com dados corretos.
Conforme a Secretária Municipal de Saúde, Sidneia Biasotto, atualmente, o financiamento do SUS se vale de avaliações quadrimestrais para definição dos valores a serem repassados pela União aos municípios brasileiros.
“As notas alcançadas podem influenciar nas proporções financeiras, sendo equivalente à qualidade do serviço prestado. Quero agradecer a nossa equipe, muito empenhada e presta o melhor atendimento a nossa população”, comentou a secretária.
O prefeito Anildo Costella parabenizou o trabalho das equipes de saúde: “A dedicação de todos os profissionais qualifica os serviços prestados e quem ganha é o munícipe. Vila Lângaro é referência e nossa saúde é de qualidade”, finaliza o prefeito.