Notícias Voltar

Audiência Pública de apresentação do Diagnóstico Socioambiental das Áreas de Preservação Permanente Urbanas Audiência Pública de apresentação do Diagnóstico Socioambiental das Áreas de Preservação Permanente Urbanas

14/12/2023 Assessoria de Comunicação

No dia 13 de dezembro de 2023, nas dependências do Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Lângaro/RS, realizou-se a 2ª audiência pública de apresentação do Diagnóstico Socioambiental das Áreas de Preservação Permanente Urbanas (APP), existentes no perímetro urbano do município de Vila Lângaro RS. A mesma teve início às 09:00 horas com término às 11:30, com a presença das autoridades municipais e a população em geral.

Foi destacado a importância do estudo realizado no corrente ano de 2023, salientando a importância dos levantamentos técnicos a campo realizados para fins de caracterização das áreas consolidadas no perímetro urbano municipal, acerca da possibilidade de regularização das obras já construídas e viabilidade de novas construções em locais consolidados do município de Vila Lângaro, conforme nova legislação municipal a ser encaminhada para apreciação do conselho municipal, e a câmera de vereadores para aprovação.

 O Engenheiro Ambiental João Vitor Mazutti responsável pela empresa contratada para elaboração do estudo iniciou sua explanação com uma prévia da apresentação, referente a Lei Federal 12.651/2012 e Lei Federal 14.258/2021 a qual Altera as Leis nºs 12.651, de 25 de maio de 2012, que dispõe sobre a proteção da vegetação nativa, 11.952, de 25 de junho de 2009, que dispõe sobre regularização fundiária em terras da União, e 6.766, de 19 de dezembro de 1979, que dispõe sobre o parcelamento do solo urbano, para dispor sobre as áreas de preservação permanente no entorno de cursos d'água em áreas urbanas consolidadas.

Ao longo da apresentação, fora reapresentado o diagnóstico já realizado na área urbana, bem como, apresentado a localização, relatos fotográficos, e a existência dos cursos de água e nascentes identificados em perímetro urbano do município. Também, esclarecido sobre a caracterização de áreas consolidadas, e os embasamentos utilizados para a definição das faixas. Fora abordado e esclarecido também sobre o estudo de inundação, com posterior apresentação do mapeamento proposto quanto a readequação da preservação das faixas marginais de cursos de água dentro do perímetro urbano.

Após apresentação e falas finais, abriu-se para debate e contribuição da população havendo algumas dúvidas e questionamentos as quais foram esclarecidas a todos. Também, salientou-se que o mapa com a proposta das faixas permanecerá durante um prazo de quinze dias após essa data, disponível para análise da população junto a secretaria de meio ambiente municipal, e não havendo manifestação, será dado andamento nos trabalhos para encaminhamento ao conselho de meio ambiente para apreciação e parecer bem como defesa civil do município, e então para apreciação da câmara municipal.

 

 





Compartilhar:
| WhatsApp